METODOLOGIAS ATIVAS
Resumo
Um dos maiores desafios dos docentes consiste em compreender as ações pedagógicas e o papel que assumem no processo de ensino e aprendizagem (MITRE et al., 2008). Dessa forma, a presente investigação teórica objetiva refletir metodologias ativas que possibilitem uma práxis pedagógica eficaz no sentido de ultrapassar os treinamentos exclusivamente técnicos e tradicionais observando alguns aspectos sobre a conscientização e a importância da prática pedagógica ativa na prática do ensino. Assim, foi realizado um levantamento bibliográfico desenvolvido com base em material já elaborado, constituído de livros e artigos científicos, que a partir dos dados obtidos, realizou-se a análise e interpretação das informações, mesclando-as de maneira a conseguir uma maior compreensão e aprofundamento sobre o tema abordado. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem o acadêmico envolve-se de forma ativa e atuante. É fundamental ultrapassar a educação tradicional e focar na aprendizagem no aluno, para isso, eles devem experimentar inúmeras novas possibilidades, onde a aplicação de metodologias ativas tornam-se elementos fundamentais em tal processo.