METODOLOGIAS ATIVAS: : UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Felipe Cavalheiro Zaluski
  • Tarcisio Dorn de Oliveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Resumo

Um dos maiores desafios dos docentes consiste em compreender as ações pedagógicas e o papel que assumem no processo de ensino e aprendizagem (MITRE et al., 2008). Dessa forma, a presente investigação teórica objetiva refletir metodologias ativas que possibilitem uma práxis pedagógica eficaz no sentido de ultrapassar os treinamentos exclusivamente técnicos e tradicionais observando alguns aspectos sobre a conscientização e a importância da prática pedagógica ativa na prática do ensino. Assim, foi realizado um levantamento bibliográfico desenvolvido com base em material já elaborado, constituído de livros e artigos científicos, que a partir dos dados obtidos, realizou-se a análise e interpretação das informações, mesclando-as de maneira a conseguir uma maior compreensão e aprofundamento sobre o tema abordado. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem o acadêmico envolve-se de forma ativa e atuante. É fundamental ultrapassar a educação tradicional e focar na aprendizagem no aluno, para isso, eles devem experimentar inúmeras novas possibilidades, onde a aplicação de metodologias ativas tornam-se elementos fundamentais em tal processo.

Biografia do Autor

Felipe Cavalheiro Zaluski

Graduado em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2017). Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista PROSUC/Capes.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ, 2009). Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2011). Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2016). Docente dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UNIJUÍ.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
CAVALHEIRO ZALUSKI, Felipe; DORN DE OLIVEIRA, Tarcisio. METODOLOGIAS ATIVAS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/556>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento