UMA VISÃO FILOSÓFICA E EPISTEMOLÓGICA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar compreensões e definições, filosófica e epistemológica, das atividades experimentais realizadas em laboratório didático dos cursos de física a distância. O método do trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, realizada em duas etapas. Na primeira, faz-se uma análise das ideias sobre ambiente virtual e explicações sobre alguns tipos de laboratório didático que existe, associada com as ideias sobre aprendizagem e laboratório didático. Na segunda, apresentam-se implicações no âmbito das concepções filosóficas e epistemológicas com os conceitos de Pierre Lévy sobre o que é real e virtual, virtualização e atualização, como também associadas às ideias de Souza em relação à Teoria da Mediação Cognitiva - TMC. Com base nesses dois teóricos, definimos até que ponto o experimento virtual não sobrepõe o experimento real, trazendo contextos que subsidiaram este trabalho. Os resultados da pesquisa emergiram de possibilidades e olhares bem essenciais, comparando-os com resultados de pesquisas da mesma área e refletindo sobre suas possíveis consequências na educação científica.