UMA VISÃO FILOSÓFICA E EPISTEMOLÓGICA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA NO BRASIL: :

  • Maria Sônia Silva De Oliveira Veloso
  • Ney David Veloso Universidade Estácio de Sá.
  • Djalma Humberto Silva Guterres Universidade Federal de Roraima - UFRR
  • Iago Almeida Universidade Federal de Roraima - UFRR

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar compreensões e definições, filosófica e epistemológica, das atividades experimentais realizadas em laboratório didático dos cursos de física a distância. O método do trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, realizada em duas etapas. Na primeira, faz-se uma análise das ideias sobre ambiente virtual e explicações sobre alguns tipos de laboratório didático que existe, associada com as ideias sobre aprendizagem e laboratório didático. Na segunda, apresentam-se implicações no âmbito das concepções filosóficas e epistemológicas com os conceitos de Pierre Lévy sobre o que é real e virtual, virtualização e atualização, como também associadas às ideias de Souza em relação à Teoria da Mediação Cognitiva - TMC. Com base nesses dois teóricos, definimos até que ponto o experimento virtual não sobrepõe o experimento real, trazendo contextos que subsidiaram este trabalho. Os resultados da pesquisa emergiram de possibilidades e olhares bem essenciais, comparando-os com resultados de pesquisas da mesma área e refletindo sobre suas possíveis consequências na educação científica.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
SÔNIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO, Maria et al. UMA VISÃO FILOSÓFICA E EPISTEMOLÓGICA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA NO BRASIL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/558>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento