CURSOS DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Resumo
No cenário da Educação a Distância (EaD), uma ampla diversidade de termos é utilizada para se referir ao indivíduo que oferece apoio diretamente ao aprendiz. De fato, dentre os vários profissionais envolvidos na EaD, a figura do “tutor” emerge de formas múltiplas e, frequentemente, contraditórias. Embora a literatura pertinente ofereça muitas contribuições no sentido de entender-se melhor os contextos no qual o tutor atua, as abordagens destacam a especificidade de sua função em termos da capacitação necessária, indicando a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre a atuação desses profissionais segundo a sua própria perspectiva.Este artigo teve o objetivo de discutir as relações entre o papel do professor e do tutor nos cursos de graduação do Ensino Superior (ES) na modalidade a distância, abordando a literatura pertinente e analisando os aspectos críticos em relação às condições de trabalho para a atividade de tutoria, advindos das pesquisas realizadas sobre o tema. Apesar do tutor demandar dos conhecimentos pedagógicos e formação docente, atuam com suas especificidades para a modalidade a distância (EaD). Assim, sem esgotar outros estudos, buscou-se colaborar com a reflexão para que possa promover a melhoria das condições de trabalho deste profissional.
Palavras-chave: ensino superior; tutor; condições de trabalho