CURSOS DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA

  • Silvia Regina Senos Demarco
  • Giselle M. Santos Ferreira UNESA - RJ

Resumo

No cenário da Educação a Distância (EaD), uma ampla diversidade de termos é utilizada para se referir ao indivíduo que oferece apoio diretamente ao aprendiz. De fato, dentre os vários profissionais envolvidos na EaD, a figura do “tutor” emerge de formas múltiplas e, frequentemente, contraditórias. Embora a literatura pertinente ofereça muitas contribuições no sentido de entender-se melhor os contextos no qual o tutor atua, as abordagens destacam a especificidade de sua função em termos da capacitação necessária, indicando a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre a atuação desses profissionais segundo a sua própria perspectiva.Este artigo teve o objetivo de discutir as relações entre o papel do professor e do tutor nos cursos de graduação do Ensino Superior (ES) na modalidade a distância, abordando a literatura pertinente e analisando os aspectos críticos em relação às condições de trabalho para a atividade de tutoria, advindos das pesquisas realizadas sobre o tema. Apesar do tutor demandar dos conhecimentos pedagógicos e formação docente, atuam com suas especificidades para a modalidade a distância (EaD). Assim, sem esgotar outros estudos, buscou-se colaborar com a reflexão para que possa promover a melhoria das condições de trabalho deste profissional.


Palavras-chave: ensino superior; tutor; condições de trabalho

Publicado
2018-05-29
Como Citar
REGINA SENOS DEMARCO, Silvia; M. SANTOS FERREIRA, Giselle. CURSOS DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/560>. Acesso em: 12 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica