DELEITES DA EDUCAÇÃO: : POWTOON COMO ACURÁCIA DA APRENDIZAGEM

  • Maria Das Graças Freitas Dos Santos
  • Angélica Dias Magalhães
  • Mariana Pereira Delpech
  • Patricia Albrecht Coutinho

Resumo

Resumo:


Este artigo emerge de uma reflexão filosófica à prática, de como implementar o uso da ferramenta tecnológica digital de comunicação e informação PowToon em Ambientes Virtuais de Aprendizagem? Logo, o objetivo geral é a implementação do uso da PowToon nos cursos de graduação a distância como substituição dos planejamentos semanais, atualmente disponibilizados em Portable Document Format (PDF), tendo como objetivos específicos identificar e comparar quais as ferramentas os discentes optam e o porquê. Neste sentido, trata-se de um estudo de caso qualitativo - quantitativo que terá como vertente a pesquisa bibliográfica, fundamentado em autores como: Paulo Freire, que aborda a educação como prática de liberdade; Litto, Moran, Valente e Almeida que abordam em seus textos fundamentos da educação a distância, inovações educacionais, metodologias ativas, tecnologias digitais e a importância das narrativas na EaD. Os resultados esperados são: o uso do aplicativo web como ferramenta em seu potencial mediador na aprendizagem, bem como a facilitação da compreensão do discente frente ao que foi proposto pelo docente, com o enfoque na redução de dúvidas sobre o roteiro de estudos. As autoras acreditam, com base nos resultados apurados que o PowToon é primordial para uma aprendizagem mais prazerosa, bem como a acurácia para determinados conteúdos complexos e menos interessantes.


Palavras-chave: Narrativas digitais, Metodologias Ativas, PowToon.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
DAS GRAÇAS FREITAS DOS SANTOS, Maria et al. DELEITES DA EDUCAÇÃO. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/565>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento