EVALOE-DSS TO PROMOTE THE REFLEXION AND THE CHANGES ON THE TEACHING OF ORAL LANGUAGE IN A SCHOOL CONTEXT
Resumo
A escola é o contexto natural de desenvolvimento no qual as estratégias comunicativas utilizadas pelo professor quando interage com os seus alunos são essenciais para o desenvolvimento da competência linguística e comunicativa. O objetivo da pesquisa foi construir, implementar e validar uma primeira versão de uma ferramenta para autoavaliação e tomada de decisões sobre o ensino da linguagem oral na escola. A ferramenta foi adaptada da Escala de Avaliação do Ensino da Língua Oral em Contexto Escolar (EVALOE) (Gràcia et. al.2015), baseada no uso da Metodologia Conversacional. A presente pesquisa é baseada em um estudo de caso múltiplo com quatro professores (1 da escola regular, 2 da escola rural e 1 da escola especial). Durante seis meses, os professores avaliaram suas práticas de ensino utilizando a ferramenta, tomaram decisões visando melhorar suas práticas e introduziram mudanças em suas aulas. Os pesquisadores observaram cinco aulas de cada professor, avaliaram as práticas observadas utilizando a mesma ferramenta e promoveram cinco reuniões com cada professor visando discutir e refletir conjuntamente sobre as práticas observadas e o uso da ferramenta. Os resultados mostraram que, a ferramenta EVALOE – Decision Support System (EVALOE – SSD) foi uma ferramenta que facilitou a autoavaliação, a tomada de decisões e a implementação de mudanças em sala de aula, visando a promoção do desenvolvimento comunicativo e linguístico dos alunos.