O PAPEL DO TUTOR CONSTRUÍDO NAS REDES DISCURSIVAS ACADÊMICO-CIENTÍFICAS

  • Ricardo Viana Velloso
  • Luzia Bueno Universidade São Francisco

Resumo

O presente estudo é parte de uma pesquisa de doutorado que tem por objeto o trabalho docente em cursos e programas de educação a distância (EAD), com foco na dimensão da tutoria exercida por esse profissional. É de amplo conhecimento que a educação formal vem incorporando progressivamente as tecnologias da informação e da comunicação, constituindo-se então em diferentes modalidades, mormente a educação a distância. Nesse contexto, como objetivo central, a pesquisa busca verificar qual é o papel do tutor virtual construído nas redes discursivas acadêmico-científicas, as quais podem revelar elementos sobre o papel do tutor sob a ótica da academia, ao mesmo tempo em que podem (re)afirmar o papel desse profissional. Para realização do estudo, é adotado, então, o estado da arte, com o levantamento das publicações sobre o tema. A pesquisa toma por referência as teses de doutorado relacionadas ao assunto, publicadas na plataforma Sucupira – Capes, no período de 2013 a 2016. As referidas teses têm seus resumos analisados à luz do interacionismo sociodiscursivo (ISD). A análise, embora ainda em curso, possibilita alguns resultados preliminares, os quais apontam que o tutor é sujeito cujo papel é de mediador entre o aluno e a instituição, entre o aluno e o professor da disciplina, entre o aluno e os conteúdos acadêmicos do curso. Apontam ainda que sua profissão encontra-se em processo de construção, marcada por contradições que evidenciam a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
VIANA VELLOSO, Ricardo; BUENO, Luzia. O PAPEL DO TUTOR CONSTRUÍDO NAS REDES DISCURSIVAS ACADÊMICO-CIENTÍFICAS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/567>. Acesso em: 20 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica