A FORMAÇÃO CONTINUADA EAD PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

  • Jose Ferrari Junior
  • Juliana Rink

Resumo

As discussões sobre a formação continuada docente para o professor que atua na Educação Profissional Técnica de Nível médio (EPTNM) na modalidade EaD suscitaram o desenvolvimento deste estudo. O objetivo é discutir as potencialidades e as fragilidades da formação continuada EaD, a partir de concepções de professores que atuam na EPTNM e que participaram de um Programa Especial de Formação Pedagógica (PEFP) nessa modalidade. Trata-se de pesquisa de campo em andamento, que contou com 13 professores que exercem docência na EPTNM e que cursaram o programa de formação nas edições de 2014, 2015 ou 2016. Utilizou-se questionários estruturados e a análise de conteúdo. Os resultados apontam para a flexibilidade e a gestão do tempo por parte dos cursistas como as vantagens em realizar uma formação continuada EaD; já as desvantagens mais citadas foram a falta de suporte por parte dos tutores e a impessoalidade da EaD. Espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento de Programas de Formação Continuada para esse nível de ensino, bem como para o fomento à novas pesquisas sobre o tema.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
FERRARI JUNIOR, Jose; RINK, Juliana. A FORMAÇÃO CONTINUADA EAD PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/569>. Acesso em: 09 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica