A FORMAÇÃO CONTINUADA EAD PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Resumo
As discussões sobre a formação continuada docente para o professor que atua na Educação Profissional Técnica de Nível médio (EPTNM) na modalidade EaD suscitaram o desenvolvimento deste estudo. O objetivo é discutir as potencialidades e as fragilidades da formação continuada EaD, a partir de concepções de professores que atuam na EPTNM e que participaram de um Programa Especial de Formação Pedagógica (PEFP) nessa modalidade. Trata-se de pesquisa de campo em andamento, que contou com 13 professores que exercem docência na EPTNM e que cursaram o programa de formação nas edições de 2014, 2015 ou 2016. Utilizou-se questionários estruturados e a análise de conteúdo. Os resultados apontam para a flexibilidade e a gestão do tempo por parte dos cursistas como as vantagens em realizar uma formação continuada EaD; já as desvantagens mais citadas foram a falta de suporte por parte dos tutores e a impessoalidade da EaD. Espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento de Programas de Formação Continuada para esse nível de ensino, bem como para o fomento à novas pesquisas sobre o tema.