MANUFATURA ADITIVA COMO FERRAMENTA INCLUSIVA NO ENSINO TÉCNICO

  • Fabio Kiei Nakasone

Resumo

A inclusão de alunos deficientes visuais no ensino técnico requer instrumentos eficazes de ensino-aprendizagem. A impressão 3D está presente cada vez mais no meio educacional auxiliando nas práticas pedagógicas inclusivas. Objetivou-se demonstrar as técnicas de manufatura aditiva existentes na inclusão de deficientes visuais no ensino técnico. A metodologia utilizada foi baseada no levantamento bibliográfico na literatura correspondente. Foram recuperadas cinco ferramentas inclusivas existentes e uma realizada pelo próprio autor.  Constatou-se que o uso da manufatura aditiva na educação inclusiva de deficientes visuais como ferramenta pedagógica pode auxiliar o entendimento. Conclui-se que se faz necessário investimentos em pesquisas acerca da tecnologia como método de trabalho.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
KIEI NAKASONE, Fabio. MANUFATURA ADITIVA COMO FERRAMENTA INCLUSIVA NO ENSINO TÉCNICO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/57>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica