DOMÍNIOS DOS SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO ONLINE NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO

  • Silvia Carla Conceicao Massagli

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório comparativo entre estudantes da pós-graduação na modalidade online de Portugal, do Brasil, da Argentina e do Paraguai. Tem como critério comparativo a construção de dimensões e indicadores dos domínios dos saberes docentes online realizada em minha tese de doutoramento na Universidade do Minho (Portugal) com estudantes portugueses e visa ampliar, com esta pesquisa, as dimensões e indicadores categorizados na tese em questão com estudantes do Brasil, Argentina e Paraguai. Baseamos nossa análise das dimensões e indicadores online em três abordagens: pragmática da comunicação humana (Watzlawich, Beavin e Jackson, 1967), competências comunicativas docentes (Bitti e Zani, 1997) e valores para o exercício da docência (Almeida, 2004). A codificação e elaboração dos indicadores foram realizadas por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2002) e validados pelos critérios em Ciências Sociais (FOX, 1987). Como resultado desta investigação, percebemos que há uma discrepância quanto aos domínios dos saberes docentes percepcionados pelos alunos portugueses e brasileiros (Dimensões relacional-comunicativa) em relação aos alunos argentinos e paraguaios (Dimensões tecnológica-comunicativa). A categorização construída na tese de doutoramento com as dimensões e indicadores mostrou-se muito útil para a padronização de instrumentos de coleta de dados que visem identificar os domínios dos saberes docentes na educação online.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
CARLA CONCEICAO MASSAGLI, Silvia. DOMÍNIOS DOS SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO ONLINE NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/570>. Acesso em: 14 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica