NATIVOS DIGITAIS E O USO DAS TDICS PARA ESTUDO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

  • Diogenes Gewehr
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Resumo

Este trabalho traz um recorte de uma pesquisa de mestrado acerca do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) por alunos nativos digitais (PRENSKY, 2001). Buscou identificar se os estudantes fazem uso das TDICs para estudar, independente, quando estão em ambientes não escolares. Também, quais sites e/ou aplicativos utilizam em favor de sua aprendizagem fora do contexto escolar. Envolveu três escolas do município de Lajeado/RS/BRA, abordando 12 turmas do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio da plataforma Google Forms e analisados pela estatística descritiva. Os alunos afirmam utilizar a Internet, com destaque para o Google, para estudar por conta própria quando estão fora da escola. Chamou a atenção que aproximadamente um terço dos estudantes citou as redes sociais como locais de estudos, possivelmente pelas trocas sobre trabalhos, materiais ou informações escolares que realizam nestes espaços. 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e  Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas - UNIVATES  
Publicado
2018-05-16
Como Citar
GEWEHR, Diogenes; APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN, Andreia. NATIVOS DIGITAIS E O USO DAS TDICS PARA ESTUDO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/571>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento