NATIVOS DIGITAIS E O USO DAS TDICS PARA ESTUDO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Resumo
Este trabalho traz um recorte de uma pesquisa de mestrado acerca do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) por alunos nativos digitais (PRENSKY, 2001). Buscou identificar se os estudantes fazem uso das TDICs para estudar, independente, quando estão em ambientes não escolares. Também, quais sites e/ou aplicativos utilizam em favor de sua aprendizagem fora do contexto escolar. Envolveu três escolas do município de Lajeado/RS/BRA, abordando 12 turmas do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio da plataforma Google Forms e analisados pela estatística descritiva. Os alunos afirmam utilizar a Internet, com destaque para o Google, para estudar por conta própria quando estão fora da escola. Chamou a atenção que aproximadamente um terço dos estudantes citou as redes sociais como locais de estudos, possivelmente pelas trocas sobre trabalhos, materiais ou informações escolares que realizam nestes espaços.