A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: : FORMAÇÃO DE PROFESSORES SURDOS EM FOCO

  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
  • Erica Alves Barbosa Medeiros Tavares

Resumo

Essa proposta visa apresentar a pesquisa sobre a formação inicial de professores surdos no Curso de Pedagogia, criado em uma perspectiva bilíngue, na modalidade online, inicialmente, com polos presenciais distribuídos por treze instituições no Brasil. O trabalho elege como objetivo principal analisar no curso de Pedagogia bilíngue a distância do INES a prática pedagógica como componente curricular para formação de professores na perspectiva do estudante surdo.Pesquisas foram desenvolvidas nas últimas décadas atinentes à formação docente (GATTI, BARRETO E ANDRÉ). Tais investigações favorecem a reflexão sobre inúmeros “problemas práticos e relevantes”, próprios do âmbito escolar e das salas de aula (REALI E LIMA, 2002). Mas a realidade ainda demonstra a necessidade de melhor compreender a natureza e os contextos de aprendizagem dos professores. Dessa maneira, a metodologia utilizada será de cunho qualitativo. Os instrumentos utilizados serão análise documental, o grupo focal, entrevistas coletivas e ou questionários. A pesquisa justifica-se pelo potencial democratizante, que formação professores surdos por meio da EaD e pode vir a proporcionar novas formas de ensinar e de aprender no contexto da virtualidade. A partir disso, espera-se, com esta pesquisa, contribuir para os debates sobre a formação de professores para a educação de surdos, tomando como referência as percepções dos estudantes sobre a prática pedagógica.


 

Publicado
2018-06-14
Como Citar
MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES REALI, Aline; ALVES BARBOSA MEDEIROS TAVARES, Erica. A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/575>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento