O TRABALHO DO TUTOR NA EAD
Resumo
Apesar do avanço da EaD no Brasil, esse campo de estudo ainda carece de estudos que apontem para reflexões sobre as práticas que se realização nos cursos nessa modalidade, bem como estudos que subsidiem caminhos para a organização e reorganização de cursos ofertados nessa modalidade, fortalecendo a relação saber e fazer. Tendo como foco a tutoria, esse estudo teve como objetivo refletir sobre a tutoria, destacando a função, as atribuições e as relações que se estabelecem nos cursos, com os docentes e alunos na EaD. Apresentamos aqui, os dados coletados por meio do de uma pesquisa bibliográfica. A análise se processou com relação às atribuições da tutoria a distância e presencial, tendo como categorias de análise o atendimento individualizado e coletivo do tutor a distância e o atendimento presencial e a distância do tutor presencial. Os resultados demonstraram o reconhecimento da importância da figura do tutor nessa modalidade. Prevalece a necessidade de revisão das atribuições do tutor, tanto presencial como a distância com o intuito de se redesenhar a função do tutor, com o fortalecimento de algumas atribuições em detrimento de outras.