FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO HÍBRIDO

  • Monia Daniela Dotta Martins Kanashiro

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar e reconhecer as possíveis contribuições do curso Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação na formação continuada a professores do ensino fundamental verificando de que forma o curso pode auxiliar os docentes em sua formação e na criação de estratégias que combinem as novas tecnologias com o processo de ensino/aprendizagem. O objeto analisado é um curso a distância gratuito oferecido a partir da Coursera, uma plataforma com cursos na modalidade EAD das mais renomadas universidades do mundo.  Além de refletir sobre os conteúdos e metodologia do curso este trabalho buscou ainda relacionar os assuntos abordados com o que a literatura nos aponta em relação a educação e ao uso das tecnologias na educação. O trabalho consiste em um relato de experiência da autora como participante do referido curso de formação de professores citado. Como resultados, apuramos que o curso analisado tem grande potencial e é recomendável a professores do ensino fundamental, uma vez que traz oportunidades de o docente conhecer novas experiências bem sucedidas com o uso da tecnologia na sala de aula e estimula os professores cursistas a repensarem sua prática de modo a personalizarem o ensino de acordo com as reais necessidades de seus alunos, dando mais autonomia e protagonismo aos estudantes em sua própria aprendizagem e desenvolvimento.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
DANIELA DOTTA MARTINS KANASHIRO, Monia. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO HÍBRIDO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/578>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica