EAD E ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: : PRODUÇÃO DE ARTEFATOS IMAGÉTICOS DIRECIONADOS PARA ESTUDANTES DE INTERCÂMBIO NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

  • Nicolás Andrés Gualtieri
  • Laura Verónica Ruiz

Resumo

Com o advento da banda larga no Brasil e os avanços tecnológicos, a educação a distância (EAD) tem se tornado em uma modalidade de ensino que promove um processo de aprendizagem dinâmico se adaptando à mudança nos padrões comportamentais e hábitos de consumo no século XXI. Dessa maneira, o contexto das universidades se transformou num ambiente fértil para satisfazer a demanda da comunidade. Graças à oferta de convênios de intercâmbio, as universidades brasileiras recebem constantemente um grande número de estudantes estrangeiros tanto para os cursos de graduação e pós-graduação. Eis aqui que pensamos num projeto que visa a estreitar os laços entre a EAD, o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) e a Universidade Federal de Goiás (UFG): um curso introdutório online ao qual os alunos de intercâmbio têm acesso através de uma plataforma que podem acessar em qualquer momento e de qualquer lugar. Os conteúdos, especialmente desenhados e desenvolvidos para o curso, contemplam as necessidades comunicativas imediatas dos estudantes de intercâmbio e estão pensados para brindar as ferramentas necessárias para a sua chegada ao país. Por isso consideramos que essa proposta é valiosa, justamente por oferecer tanto ao aluno estrangeiro quanto à Universidade a possibilidade de se antecipar e essa necessidade brindando ferramentas para o seu futuro imediato.

Publicado
2018-05-28
Como Citar
ANDRÉS GUALTIERI, Nicolás; VERÓNICA RUIZ, Laura. EAD E ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/579>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento