OS SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO DO TPACK

  • Neide Traesel
  • Lezita Zalamena Schmitt

Resumo

Este trabalho de pesquisa está pautado em torno de análises de pressupostos teóricos que envolvem estudos sobre os saberes docentes necessários ao desenvolvimento do TPACK. Tem por objetivo refletir sobre os saberes e conhecimentos docentes necessários ao docente e dos desdobramentos do TPACK. Pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, com enfoque teórico, leitura e reflexão acerca dos estudos e análise de obras de autores como Tardif (2014), Gauthier (2014) e Shulman (2005), no que diz respeito aos saberes e conhecimentos necessários à docência. Em relação ao TPACK, o aporte teórico se dá a partir dos estudos de Koehler e Mishra (2006). A análise dos dados se deu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2011). Dessa forma, entende-se que o professor precisa mobilizar tanto processos mentais, como aspectos sociais que irão constituir e influenciar a sua prática docente, sendo o TPACK uma alternativa competente que possibilita o docente mobilizar os elementos necessários para possibilitar a aprendizagem significativa dos estudantes.

Publicado
2018-05-25
Como Citar
TRAESEL, Neide; SCHMITT, Lezita Zalamena. OS SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO DO TPACK. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/58>. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica