FERRAMENTAS PARA LETRAMENTO ACADÊMICO
Resumo
Esta comunicação visa apresentar e discutir um site proposto a partir de uma pesquisa em andamento desenvolvida em um projeto internacional « Se former à la rédaction de genres académiques, un défi pour les étudiants universitaires » (Formar-se na redação de gêneros acadêmicos, um desafio para os estudantes universitários), envolvendo pesquisadores de universidades do Brasil (USP, USF e UNESP) e do Canadá (Universidade de Sherbrooke) e tendo como parte importante de suas discussões o papel e a implementação de tecnologias no desenvolvimento do letramento acadêmico de alunos e professores. Este projeto tem como objetivo maior fazer um levantamento do trabalho com o letramento acadêmico nas universidades implicadas, contribuindo tanto para o desenvolvimento das iniciativas já existentes quanto para a elaboração de novas ações a partir de uma troca de experiências e de conhecimentos. Três objetivos complementares estão articulados a este projeto: um objetivo de pesquisa, um objetivo de formação e um objetivo de cooperação. A fundamentação teórica está centrada no Interacionismo sociodiscursivo, nos Novos Estudos do Letramento e no E-learning. Como resultados parciais, já foi possível perceber que o site abre um conjunto de possibilidades para o letramento acadêmico de alunos e professores.