FERRAMENTAS PARA LETRAMENTO ACADÊMICO

  • Eliane Gouvêa Lousada Universidade de São Paulo (USP)
  • Luzia Bueno

Resumo

Esta comunicação visa apresentar e discutir um site proposto a partir de  uma pesquisa em andamento desenvolvida em um projeto internacional « Se former à la rédaction de genres académiques, un défi pour les étudiants universitaires » (Formar-se na redação de gêneros acadêmicos, um desafio para os estudantes universitários), envolvendo pesquisadores de universidades do Brasil (USP, USF e UNESP) e do Canadá (Universidade de Sherbrooke) e tendo como parte importante de suas discussões o papel e a implementação de tecnologias no desenvolvimento do letramento acadêmico de alunos e professores. Este projeto tem como objetivo maior fazer um levantamento do trabalho com o letramento acadêmico nas universidades implicadas, contribuindo tanto para o desenvolvimento das iniciativas já existentes quanto para a elaboração de novas ações a partir de uma troca de experiências e de conhecimentos. Três objetivos complementares estão articulados a este projeto: um objetivo de pesquisa, um objetivo de formação e um objetivo de cooperação. A fundamentação teórica está centrada no Interacionismo sociodiscursivo, nos Novos Estudos do Letramento e no E-learning. Como resultados parciais, já foi possível perceber que o site abre um conjunto de possibilidades para o letramento acadêmico de alunos e professores.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Eliane Gouvêa Lousada é professora da Universidade de São Paulo e líder do grupo de pesquisa ALTER_AGE (CNPQ).

Publicado
2018-06-04
Como Citar
GOUVÊA LOUSADA, Eliane; BUENO, Luzia. FERRAMENTAS PARA LETRAMENTO ACADÊMICO. CIET:EnPED, São Carlos, jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/584>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica