INTERAÇÃO ORAL ONLINE PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: : PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA NO WHATSAPP

  • Nayara Nunes Salbego
  • Celso Henrique Soufen Tumolo UFSC

Resumo

Este trabalho visa apresentar uma proposta de atividade didática para promover interação oral online para o ensino e aprendizagem de línguas, mais especificamente o inglês. Utiliza-se o aplicativo WhatsApp no qual os alunos gravam suas mensagens oralmente, a fim de alcançar o objetivo principal da atividade, descrito neste resumo expandido. Tal proposta de atividade parte da base teórica de que interação é componente essencial na aprendizagem de línguas (LONG, 1996; ELLIS, 1999; COMPERNOLLE, 2015). Da mesma forma, a proposta considera o fato de que a interação oral tem um espaço limitado no ensino regular de línguas no Brasil (LIMA, 2009, 2014; OLIVEIRA, 2014; CUNHA, 2016; MICCOLI; CUNHA, 2016), necessitando, assim, de mais estudos e ações pedagógicas neste âmbito. Nesse sentido, este trabalho visa contribuir com ideias e reflexões acerca de oportunidades de interação oral para aprendizagem de línguas.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

É Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - DLLE, CCE, UFSC, trabalhando na graduação como também na pós-graduação em Inglês (PGI). Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1988), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela UFSC (1999) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela UFSC (2005). Foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras - Inglês na modalidade a distância UFSC entre 2009 e 2013 e fundador do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional - NUTE UFSC, o qual coordenou até dezembro de 2015, como também, desde agosto de 2014, coordenador do Programa Inglês sem Fronteiras UFSC. É, desde março de 2017, coordenador da área do Inglês, do PIBID UFSC e, desde agosto de 2017, também coordenador do Programa de Pós-graduação em Inglês - PPGI, UFSC. Fez pós-doutorado em tecnologia educacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro entre julho e dezembro de 2013, e na University of Houston, Texas, Estados Unidos, entre janeiro e junho de 2014. Tem experiência na área de Educação, atuando, como pesquisador e orientador, na área de ensino de inglês como língua estrangeira e tecnologia educacional.

Publicado
2018-05-24
Como Citar
NUNES SALBEGO, Nayara; HENRIQUE SOUFEN TUMOLO, Celso. INTERAÇÃO ORAL ONLINE PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/585>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento