ORGANIZANDO E MODELANDO A TUTORIA EM EAD

  • Luciano Batista De Oliveira
  • Marcelo Mendonça Vieira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Lélis Maia Brito Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal realizar uma analise das mudanças organizacionais ocorridas na tutoria do Curso de Administração Pública do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (MG) (UFOP), no período de 2007 a 2017. Foi uma pesquisa qualitativa, utilizando o estudo de caso único instrumental. As mudanças ocorridas mostraram que o dinamismo do Ensino a Distância requer atenção em todas as fases de seu processo de aprendizagem e que, a atenção ao trabalho dos tutores, tão necessárias ao modelo, deve fazer parte da rotina da gestão das instituições. Os modelos de tutoria e as mudanças sutis aplicadas tem relação com as regras do Sistema UAB, número de alunos, demandas do curso e fatores contingências desse processo de ensino e seus atores.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
BATISTA DE OLIVEIRA, Luciano; MENDONÇA VIEIRA, Marcelo; MAIA BRITO, Lélis. ORGANIZANDO E MODELANDO A TUTORIA EM EAD. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/588>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política