ESTRATÉGIAS PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO MÉDICO CONSTRUTIVISTA: :

  • Pollyanna Roberta Campelo Gorgens Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Mestrado em Educação
  • Paulo Cesar Resende Andrade Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Instituto de Ciência e Tecnologia

Resumo

A proposta deste trabalho é contextualizar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino Médico. O objetivo principal é exemplificar possibilidades para o uso das tecnologias em acordo com proposta do ensino construtivista, centrada no aluno. Foi realizado um estudo de pesquisa bibliográfica sobre o tema em publicações voltadas ao ensino e a saúde. A maior parte das faculdades de medicina dispõe de extensa rede informatizada, que deixou de ser uma simples ferramenta de informação, para se tornar um componente central no ambiente de ensino e aprendizagem. Atualmente, no meio acadêmico dos cursos de medicina, existem diversas estratégias envolvendo o uso de TDICs como apoio para a construção do conhecimento pelo aluno. Simulação virtual interativa, videoconferência, ambientes virtuais de aprendizagem, pesquisa em base de dados, jogos, animações interativas, realidade virtual imersiva e softwares de georreferenciamento são exemplos dessas estratégias no ensino médico seguindo a proposta construtivista. Apesar de ser difícil imaginar um curso de medicina que não utilize alguma das TDICs durante algum momento da graduação, o uso das tecnologias em sala de aula, de forma a favorecer a construção do conhecimento pelo aluno, é um processo que depende da vontade do docente e de incentivos do gestor.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
ROBERTA CAMPELO GORGENS, Pollyanna; CESAR RESENDE ANDRADE, Paulo. ESTRATÉGIAS PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO MÉDICO CONSTRUTIVISTA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/591>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica