MASSIFICAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: : MULTIVERSIDADE E AS INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR

  • Valdir Lamim Guedes Junior

Resumo

Neste texto apresentamos uma discussão sobre o processo de massificação do acesso ao ensino superior, tanto presencial, como a distância. Partimos da concepção de multiversidade, isto é, a visão de grandes Universidades que respondem a diversas pressões, atendendo a diversos públicos. A seguir, tratamos das alterações das instituições de ensino superior no contexto político e legal brasileiro nas últimas três décadas, com críticas às políticas neoliberais que levaram a transformação das universidades públicas de instituições sociais para organizações sociais, que tem o foco na gestão financeira ao invés da qualidade do ensino. Dada a existência da massificação do acesso ao ensino superior, discutiremos as adaptações institucionais e realizadas pelos docentes para receber os novos alunos e o papel que a educação a distância teve nas últimas décadas, sobretudo em termos de inovação pedagógica. Como pano de fundo, temos as alterações das condições de trabalho docente em virtude das mudanças nas instituições de ensino superior.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
LAMIM GUEDES JUNIOR, Valdir. MASSIFICAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/594>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento