PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: : ANÁLISE DE TESES DEFENDIDAS ENTRE 1996 E 2016

  • André Garcia Corrêa
  • Daniel Mill

Resumo

Este texto traz o projeto de pesquisa de uma tese de doutorado em desenvolvimento que fará uma análise sociológica da produção científica sobre Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) dentro do campo de Educação. O Texto também traz uma análise preliminar de alguns dados já coletados. A pesquisa será quantiqualitativa, usando de dados bibliométricos de teses defendidas entre 1996 e 2016 em programas de pós-graduação em educação notas 5, 6 e 7 de todo o Brasil compilados em uma base de dados do Grupo Horizonte da UFSCar. A análise preliminar das palavras-chave mostra que temas relacionados às TDIC são centrais na hierarquia social dos objetos e que a rede desta hierarquia apresenta uma concentração de capital científico em seu núcleo, enquanto que que este capital se pulveriza em uma miríade de temas na rede total de suas palavras-chave.

Publicado
2018-05-11
Como Citar
GARCIA CORRÊA, André; MILL, Daniel. PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/595>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento