CONTRIBUIÇÃO DA TEMÁTICA OBJETOS DE APRENDIZAGEM E SEUS METADADOS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: :

  • Flavio Ferreira Borges Faculdade de Educação - Universidade de Brasilia/DF - Brasil
  • Marcelino De Andrade Amaral Faculdade de Educação - Universidade de Brasilia/DF - Brasil
  • Lúcio França Teles Faculdade de Educação - Universidade de Brasilia/DF - Brasil

Resumo

Pesquisas sobre Objetos de Aprendizagem vêm crescendo. Nos últimos cinco anos, o tema foi explorado sob múltiplos enfoques e por diversas áreas do conhecimento. A qualidade educacional desses objetos, a contribuição deles no processo ensino-aprendizagem quando utilizados sistematicamente e as técnicas de armazenamento e recuperação em repositórios educacionais são alguns dos diversos caminhos de investigação. O presente trabalho faz uso de técnicas de bibliometria para apresentar uma análise quantitativa do atual cenário acadêmico mundial das produções, na área da Educação, sobre objetos de aprendizagem e o preenchimento dos seus metadados. A partir dos dados coletados nas bases Scielo Educ@, Scielo BR, Scopus, Redalyc, DOAJ, IRESIE e BBE – referências na indexação de revistas científicas junto ao Qualis/Capes –, foi realizada uma análise exploratória para identificar se os temas Objetos de Aprendizagem; Repositório; e Metadados (termos em português, inglês e espanhol) estão presentes nas publicações da área de Educação.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciado em Matemática, especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal de Lavras, mestre em Ciência da Computação na área da Inteligência Artificial aplicada a sistemas on-line no processo de ensino-aprendizado, doutorando em educação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC). Atuou como professor de Informática Educativa por dez anos para alunos do ensino fundamental e médio na Cooperativa de Ensino de Rio Verde/Goiás. Atualmente está como professor Assistente da Universidade Federal de Goiás, lotado na Unidade Especial de Ciências Exatas da Regional de Jataí/GO deste de julho de 2010. Em 2012 coordenou o projeto de extensão que oferecia cursos de Informática para alunos da Terceira Idade, com idade superior a 50 anos. Como atividade de pesquisa participou dos projetos de Análise de Cluster e Usabilidade nos Caixas Eletrônicos Bancários desenvolvidos pelos professores do Curso de Ciência da Computação da UFG Regional Jataí, no qual ministra as disciplinas de Paradigmas de Linguagens de Programação, Banco de Dados e Segurança e Auditoria de Sistemas Computacionais. Foi coordenador do estágio curricular obrigatório do curso de Ciência da Computação e responsável técnico pelos laboratórios de ensino de computação. É pesquisador na área de metodologias ativas, educação a distância, formação de professores, objetos de aprendizagem, tecnologias móveis e inovação em serviços.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
FERREIRA BORGES, Flavio; DE ANDRADE AMARAL, Marcelino; FRANÇA TELES, Lúcio. CONTRIBUIÇÃO DA TEMÁTICA OBJETOS DE APRENDIZAGEM E SEUS METADADOS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/598>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica