CONTRIBUIÇÃO DA TEMÁTICA OBJETOS DE APRENDIZAGEM E SEUS METADADOS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO
Resumo
Pesquisas sobre Objetos de Aprendizagem vêm crescendo. Nos últimos cinco anos, o tema foi explorado sob múltiplos enfoques e por diversas áreas do conhecimento. A qualidade educacional desses objetos, a contribuição deles no processo ensino-aprendizagem quando utilizados sistematicamente e as técnicas de armazenamento e recuperação em repositórios educacionais são alguns dos diversos caminhos de investigação. O presente trabalho faz uso de técnicas de bibliometria para apresentar uma análise quantitativa do atual cenário acadêmico mundial das produções, na área da Educação, sobre objetos de aprendizagem e o preenchimento dos seus metadados. A partir dos dados coletados nas bases Scielo Educ@, Scielo BR, Scopus, Redalyc, DOAJ, IRESIE e BBE – referências na indexação de revistas científicas junto ao Qualis/Capes –, foi realizada uma análise exploratória para identificar se os temas Objetos de Aprendizagem; Repositório; e Metadados (termos em português, inglês e espanhol) estão presentes nas publicações da área de Educação.