A ARTE DE COCRIAR: : APRENDIZAGENS ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO ATRAVÉS DAS REDES

  • Suzana Silveira de Almeida

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do professor criar condições que oportunizem aprendizagens colaborativas com protagonismo dos alunos e o compartilhamento de experiências desafiadoras aos envolvidos, professores e alunos.  Usou-se como procedimento metodológico, pesquisa bibliográfica e relato de experiência. Este envolve a observação participante da autora junto à criação de uma rede social com seus educandos. O estudo abrange áreas: concepção e implementação de estratégias pedagógicas, uso e reuso de recursos educacionais abertos, influência das tecnologias digitais na melhoria do ensino e da aprendizagem, redes colaborativas de produção e disseminação de conhecimento, socialização, influência das tecnologias digitais na melhoria do ensino e da aprendizagem e motivação. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que por meio de uma educação híbrida em que o presencial e o virtual se complementam pode-se potencializar o protagonismo e a arte da cocriação ao utilizar a integração das mídias e ao interagir com os alunos com múltiplos recursos pedagógicos, oportuniza a interdisciplinaridade e uma aprendizagem significativa com criatividade e colaboração.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
SILVEIRA DE ALMEIDA, Suzana. A ARTE DE COCRIAR. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/599>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento