DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO VIRTUAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA EAD

  • Leticia Rocha Justino Sanches Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Augusto Calefo Dos Santos
  • Claudia Coelho Hardagh Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Este artigo apresenta a atuação do designer instrucional nas etapas de planejamento de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD). O artigo tem como objetivo apresentar a proposta de design instrucional para a realização do curso virtual denominado “Formação para Professores Conteudistas para EaD”, voltado a docentes de Ensino Superior que desejam atuar na autoria de materiais didáticos adequados a Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica  em torno da temática sobre design instrucional, a partir das contribuições de Andrade (2003), Barreto (2004) e Filatro (2007) entre outros. Serão analisados os recursos de design instrucional, como o Mapa de Atividades, a Matriz de design instrucional e o Storyboard. Como resultado da pesquisa, foi possível constatar a relevância do papel do designer instrucional, profissional responsável por transpor o conteúdo para a modalidade a distância, por meio da articulação de estratégias e ferramentas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Sumaré (2009) e Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (2014) e em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2015). Atua como Designer Instrucional, colaborando na elaboração de materiais didáticos para a modalidade a distância

Augusto Calefo Dos Santos

Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Paulista (2012), especializado em Design Digital pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2015). Mestrando do Programa de Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Web Designer EaD da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Web Design.

##submission.authorWithAffiliation##

Historiadora, Socióloga e Pedagoga. Doutora pela PUC-SP em Formação de professores para Tecnologia Educacional no programa Educação Currículo - Orientadora Prof. Maria Elizabeth Almeida. Atua em temas como: Formação de educadores para a interdisciplinaridade e convergencia. Pesquisa sobre Tecnologias sociais e computacionais, diversidade e história da cultura. Avaliadora do Sistema Basis MEC/ Inep. Professora e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Programa Educação, Arte e História da Cultura. Pós-doutoranda da Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra é um Laboratório Associado do MEC - supervisão Prof. Dr. Boaventura de Souza Santos.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
ROCHA JUSTINO SANCHES, Leticia; CALEFO DOS SANTOS, Augusto; COELHO HARDAGH, Claudia. DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO VIRTUAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA EAD. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/60>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica