EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

  • Andrigo Antonio Lorenzoni
  • Fernanda Manzini UFSC
  • Fabiola Bagatini Buendgens UFSC
  • Norberto Rech UFSC
  • Silvana Nair Leite UFSC

Resumo

A educação à distância tem contribuído de forma substancial para a educação continuada e qualificada de profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste trabalho é explorar a visão de diferentes atores sobre os fatores internos e externos que influenciaram nos resultados do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica. O curso foi financiado pelo Ministério da Saúde, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina, para capacitar farmacêuticos atuantes no serviço público de saúde em todo o país. Os fatores internos e externos foram analisados por meio da análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), a partir da realização de três oficinas. Reconheceu-se como oportunidade a existência de novas tecnologias digitais de comunicação para formação de profissionais de saúde. No entanto, foi entendida como ameaça a limitada oferta de internet de boa qualidade e a existência de limitações individuais no uso de tecnologias. Foram apontadas como forças a flexibilidade para estudar em horários alternativos e a qualidade do material didático ofertado. Os participantes relataram a necessidade de realização de mais encontros presenciais. Apesar de apontadas como forças a flexibilidade para estudar em horários alternativos da educação à distância e a qualidade do material didático ofertado, os participantes relataram a necessidade de realização de mais encontros presenciais. Políticas de austeridade atuais podem limitar o uso de recursos públicos para qualificação de profissionais no SUS.

Publicado
2018-05-24
Como Citar
ANTONIO LORENZONI, Andrigo et al. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/601>. Acesso em: 10 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política