O USO DO SMARTPHONE PARA MINISTRAR AULAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : VANTAGENS E DESAFIOS SOB A ÓTICA DO PROFESSOR

  • Laura Cristhiane Mendonça Rezende Chaves
  • Valesca Patriota De Souza
  • Viviane Cristina Fonseca Da Silva Jardim
  • Selene Cordeiro Vasconcelos
  • Iracema Da Silva Frazão

Resumo

As tecnologias móveis têm proporcionando a estruturação de um novo paradigma educacional, que recebeu o nome de mobile learning ou aprendizagem móvel, por ser produzida por meio de dispositivos móveis. Dentre estes recursos, os smartphones estão cada vez mais presentes na sala de aula, por isso devem ser utilizados com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento dos conteúdos disciplinares. O objetivo do estudo é descrever a opinião do professor da educação básica sobre o uso de um aplicativo para smartphone. Trata-se de um relato de experiência resultado de entrevista realizada por doutorandas do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com professores da educação básica que utilizaram um aplicativo para smartphone para ministrar aulas de história a alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola de referência localizada no município de Recife, Pernambuco. Constitui uma das atividades avaliativas do componente curricular da referida pós-graduação intitulado “Tecnologias na educação em saúde e na educação básica”. Os resultados mostram que a utilização do aplicativo possibilitou a facilidade em abordar o conteúdo da disciplina, maior interesse e comportamento dos alunos no desenvolvimento das aulas, além de melhores resultados avaliativos. Como pontos negativos, a insegurança de alguns professores em utilizar o recurso, necessidade de treinamento dos educadores, e o uso apenas pontual da tecnologia foram ressaltados.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
CRISTHIANE MENDONÇA REZENDE CHAVES, Laura et al. O USO DO SMARTPHONE PARA MINISTRAR AULAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/602>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento