ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: : QUANDO A FORMAÇÃO DOCENTE Á DISTÂNCIA SUBSIDIA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA REFLEXIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ORIGEM DA VIDA NO PLANETA

  • Drayton Mário da Silva
  • Carla Ferreira Valéria Tavares
  • Adamares Marques da Silva

Resumo

Atualmente presenciamos cada vez mais o uso de equipamentos eletrônicos fazendo parte da vida das pessoas. A tecnologia, que avança a passos largos, se faz presente em diversas atividades humanas sendo necessário, portanto, o conhecimento mínimo desses recursos existentes. Nas salas de aula, a tecnologia pode se apresentar como uma importante ferramenta para o professor como meio auxiliar na construção do conhecimento. Igualmente importante é o domínio, pelos profissionais de educação, das ferramentas tecnológicas disponíveis para uso educacional. O (Ciência 10!), ambiente virtual de aprendizagem do Curso de pós-graduação – Lato Sensu em Ensino de Ciências, ofertado pelo IFPE, se baseia nesse contexto de utilização das ferramentas digitais de informação e comunicação para a formação continuada de professores. O presente trabalho apresenta uma abordagem geral sobre o uso dessas ferramentas tecnológicas existentes para o ensino das ciências naturais, como as usadas pelo Ciência é 10!, bem como o seu universo de possibilidades; e o ensino investigativo como importante ferramenta didática para o ensino de ciências naturais.

Biografia do Autor

Carla Ferreira Valéria Tavares

Licenciada Plena em Física pela UFRPE

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UEPB

Professora formadora em Ensino de Ciências pela DEaD/IFPE

Recife-PE

Adamares Marques da Silva

Licenciada Plena em Biologia pela UNICAP

Doutora em Ciências Biológicas pela UFPE

Coordenação de Pesquisa e Extensão de Educação a Distância do IFPE

Recife-PE

Publicado
2018-05-17
Como Citar
MÁRIO DA SILVA, Drayton; FERREIRA VALÉRIA TAVARES, Carla; MARQUES DA SILVA, Adamares. ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/604>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento