UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES COM BASE NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA UTILIZANDO REDES SOCIAIS
Resumo
Considerando as possibilidades advindas do emprego de ferramentas tecnológicas no contexto educacional, este artigo objetiva apresentar um relato de experiência de uma proposta de ensino de programação de computadores com base na aprendizagem colaborativa utilizando a rede social Facebook. Para tanto, avaliou-se as contribuições da associação desta estratégia educacional a esta ferramenta no contexto pedagógico, por meio de sua implementação na disciplina de Algoritmos e Lógica de Programação no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Desse modo, observou-se que a proposta de ensino pode contribuir no processo de ensino/aprendizagem de programação no sentindo de ampliação do espaço temporal de sala de aula, na colaboração dos estudantes para a resolução das atividades, no estímulo a resolução de problemas e a pesquisa de assuntos relacionados aos conteúdos da disciplina. Além disso, a proposta de ensino pode motivar e/ou estimular o engajamento dos estudantes, ao mesmo tempo em que contribuiu para uma construção significativa e colaborativa dos conhecimentos em programação de computadores.