O PROGRAMAÊ! E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INTEGRAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL AO CURRÍCULO

  • Mônica Mandaji
  • Renata Kelly Da Silva
  • Adriana Aparecida De Lima Terçariol Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Gilmar Luis Mazurkievicz

Resumo

A formação dos professores é uma preocupação no que se refere à introdução da cultura digital e do pensamento computacional no ambiente escolar. A Educação do século XXI, pressupõem novas formas de ensinar e aprender, principalmente no que diz respeito a cultura digital, exigindo novas qualificações para atender o alunado que hoje detém a tecnologia em suas mãos, porém sem a intencionalidade de promover uma aprendizagem significativa. A proposta deste relato é apresentar uma ação de formação de professores que teve como ponto de partida a imersão dos docentes no pensamento computacional de forma a integrar a linguagem de programação em atividades plugadas e desplugadas ao currículo escolar. Para atender a esta demanda foi desenvolvida pela equipe do Programaê! uma oficina de 8h dividida em dois momentos objetivando a imersão progressiva de professores em pares no pensamento computacional. Tal proposta visava introduzir a linguagem de programação e o pensamento computacional nas práticas pedagógicas, garantindo subsídios para que estes professores pudessem contribuir com o desenvolvimento das competências do século XXI em crianças e jovens, tornando-os protagonistas em seu processo de aprendizagem. O projeto piloto foi desenvolvido em três localidades (São Paulo capital, Jundiaí e Porto Velho) envolvendo 110 professores. Como principais resultados obteve-se o trabalho colaborativo, a compreensão de que é possível se trabalhar o pensamento computacional em diferentes disciplinas do currículo e que mesmo as pessoas que nunca tiveram acesso a linguagem de programação conseguem realizar tal tarefa.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
MANDAJI, Mônica et al. O PROGRAMAÊ! E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INTEGRAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL AO CURRÍCULO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/613>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica