NARRATIVA TRANSMÍDIA E EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO: :

  • Cecilia Henriques

Resumo

Transmídia é uma narrativa que se desenrola através de múltiplas plataformas de mídia, cada uma inserindo um novo elemento que contribuirá de maneira distinta para a compreensão do todo. Inicialmente utilizada no meio publicitário, a narrativa transmídia passou a ser utilizada por outras áreas, inclusive educação, na tentativa de estimular e engajar alunos. Na educação ainda são poucas as práticas transmídia no Brasil, sendo que a maioria dos trabalhos produzidos é teórica, ressaltando as potencialidades e possíveis contribuições da narrativa transmídia para a educação sem, contudo, qualquer validação prática. Nesse sentido, o objetivo foi analisar como a campanha “Você Consegue”, da CNSeg, promove educação sobre seguros. A escolha da temática justifica-se porque 1) aliada a uma campanha publicitária, propõe educação sobre a temática seguros, e 2) porque afirma utilizar uma ação transmídia para atingir seus objetivos. Os achados indicam que a proposta tem um caráter meramente informativo e que a ação realizada não apresenta todas as características propostas por Jenkins para ser transmídia.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
HENRIQUES, Cecilia. NARRATIVA TRANSMÍDIA E EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/614>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica