PRATICAS DE REGÊNCIA ASSOCIADA AS NOVAS TECNOLOGIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO

  • Mauricio Teixeira Mendes

Resumo

O presente trabalho é um relato de algumas experiências de regência durante o Estágio Supervisionado de um estudante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, associado o ensino de língua portuguesa e inglesa com as novas tecnologias. Um dos pilares da Educação do Campo é construir a educação junto ao sujeito campesino e, mesmo o campo carregando o estigma de atrasado em relação à cidade, as atividades e pesquisas realizadas neste trabalho tendem a mostrar que o campo também está conectado ao mundo digital. Construir a educação com o estudante do campo é considerar sua realidade, cultura e tradição, dialogando com os espaços onde passam boa parte de suas vidas, como o mundo virtual. Ao longo das atividades realizadas, algumas barreiras foram encontradas, como a proibição do uso do celular nas Escolas Estaduais de Minas Gerais, mas os resultados das experiências aqui relatadas foram positivos, pois é perceptível que as novas tecnologias, associadas à educação, principalmente à educação do campo, pode ser transformadora, libertadora e trazer experiências que realmente façam a diferença na vida do estudante.


 

Publicado
2018-05-17
Como Citar
TEIXEIRA MENDES, Mauricio. PRATICAS DE REGÊNCIA ASSOCIADA AS NOVAS TECNOLOGIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/615>. Acesso em: 20 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica