SABERES DOCENTES

  • Adelcimara Dos Santos Miranda IFAM - Instituto Federal do Amazonas
  • Ana Claudia Ribeiro De Souza IFAM - Instituto Federal do Amazonas

Resumo

Neste artigo abordaremos os saberes docente na perspectiva de Pimenta (2005), Schulman (1986) e Koehler & Mishra (2009). Sendo os saberes elementos determinantes na profissão docente, pelo qual esses autores nos chamam atenção entre a dicotomia que existe em articular os saberes de conteúdo, pedagógicos e a inserção do saber tecnológico na contemporaneidade. Tendo como base uma pesquisa bibliográfica, na qual temos como objetivo correlacionamos  a história da informática educacional no Brasil, com a proposta do projeto Educação com Computadores e os investimentos financeiros oferecidos pelo governo para inserção das tecnologias digitais nas escolas públicas no Brasil e diante disso sendo necessário investir na formação dos professores para que possam não apenas formar o docente no uso das tecnologias digitais, mas propor uma formação que  articule os saberes pedagógicos de conteúdo com tecnologia. Desenvolvendo esse percurso possa o professor  estabelecer correlações entre esses saberes,  tornando-os viáveis para o saber de sua experiência.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
DOS SANTOS MIRANDA, Adelcimara; CLAUDIA RIBEIRO DE SOUZA, Ana. SABERES DOCENTES. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/616>. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica