POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DO SOFTWARE GCOMPRIS
Resumo
No contexto escolar o uso de instrumentos tecnológicos é cada vez mais frequente o que favorece o interesse do aluno pelo processo de aprendizagem dos conteúdos. A partir deste pressuposto, esse estudo objetiva apresentar as contribuições do uso do software GCompris no processo de aprendizagem de estudantes da 1ª Fase da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Diz respeito a uma pesquisa qualitativa executada por um estudante do curso de Licenciatura em Computação. Teve a participação de 20 alunos da 1ª Fase da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Professora Luiza de Castro Ferreira e Silva. Os dados foram coletados mediante a realização de três Espaços de Diálogo. Em seguida, foram analisados e interpretados embasados na Análise de Conteúdo. Durante a realização dos Espaços de Diálogo percebemos que os alunos consideram o uso do software GCompris importante uma vez que viabiliza aprendizagens diferenciadas do modelo tradicional, além de ser uma aprendizagem divertida e motivadora. Por fim, concluímos que o uso do software GCompris influencia na aprendizagem dos alunos e contribui para que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre informática que podem ser utilizados dentro e fora do âmbito escolar.