POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DO SOFTWARE GCOMPRIS

  • Albertina Marilia Alves Guedes Hassuike
  • Raphael Araújo Gomes

Resumo

No contexto escolar o uso de instrumentos tecnológicos é cada vez mais frequente o que favorece o interesse do aluno pelo processo de aprendizagem dos conteúdos. A partir deste pressuposto, esse estudo objetiva apresentar as contribuições do uso do software GCompris no processo de aprendizagem de estudantes da 1ª Fase da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Diz respeito a uma pesquisa qualitativa executada por um estudante do curso de Licenciatura em Computação. Teve a participação de 20 alunos da 1ª Fase da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Professora Luiza de Castro Ferreira e Silva. Os dados foram coletados mediante a realização de três Espaços de Diálogo. Em seguida, foram analisados e interpretados embasados na Análise de Conteúdo. Durante a realização dos Espaços de Diálogo percebemos que os alunos consideram o uso do software GCompris importante uma vez que viabiliza aprendizagens diferenciadas do modelo tradicional, além de ser uma aprendizagem divertida e motivadora. Por fim, concluímos que o uso do software GCompris influencia na aprendizagem dos alunos e contribui para que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre informática que podem ser utilizados dentro e fora do âmbito escolar.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
MARILIA ALVES GUEDES HASSUIKE, Albertina; ARAÚJO GOMES, Raphael. POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DO SOFTWARE GCOMPRIS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/618>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento