O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

  • Elivelton Henrique Goncalves
  • Fabiana Fiorezi De Marco Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este estudo apresenta os momentos iniciais de uma pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que empreende esforços no estudo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação de futuros professores de Matemática na modalidade a distância. Para este texto, temos como objetivo evidenciar de que forma as TDIC são abordadas no curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da referida Instituição. Para tanto, realizamos a análise do Projeto Pedagógico de Curso e dos Guias de disciplinas, sendo evidenciado entre as componentes curriculares que compunham a grade curricular do curso, disciplinas que desenvolveram atividades abordando tais tecnologias, almejando tanto habilitar o licenciando para o uso delas em sala de aula quanto promover discussões teóricas a seu respeito. Nesse sentido, acreditamos que a preposição de ações educativas com uso das TDIC no ensino da Matemática passa pela necessidade de se oportunizar experiências formativa envolvendo tais tecnologias já na formação inicial docente.

Publicado
2018-05-28
Como Citar
HENRIQUE GONCALVES, Elivelton; FIOREZI DE MARCO, Fabiana. O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/620>. Acesso em: 23 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica