RECURSOS AUDIOVISUAIS E A LÍNGUA INGLESA
Resumo
O presente trabalho trata sobre a utilização de recursos audiovisuais na escola, mais especificamente dos documentários para ensino da Língua Inglesa. O uso correto do idioma é uma importante habilidade nos dias atuais, mas grande parte dos alunos ainda possui inúmeras dificuldades na obtenção de tal habilidade. Uma das explicações para este problema é o ensino atual, com o conteúdo frequentemente sendo apresentado de maneira descontextualizada e trazendo poucas contribuições ao aprendizado do aluno ao final do ensino médio. Nota-se que, para que uma evolução real seja observada, é necessário que sejam buscadas alternativas de ensino, que mudem a perspectiva do aluno em relação à disciplina; para este fim, os recursos tecnológicos se apresentam como importantes instrumentos. O presente estudo tem foco no uso dos documentários, que ao abordar temas diversos, relacionados à sociedade, cultura, natureza, sob prismas variados, possibilita que além da aquisição da Língua Inglesa o aluno possa também se transformar em um cidadão consciente, questionador e criativo, uma das funções finais da escola. O objetivo é verificar a efetividade do uso de recursos audiovisuais no ensino da língua inglesa, mais especificamente de documentários. Para este fim, além de pesquisa bibliográfica sobre o tema, foi realizado projeto com alunos do ensino médio, os quais deveriam analisar material sobre temas atuais e, posteriormente, elaborar um documentário sobre o assunto selecionado. Ao final da experiência, foi possível concluir que os referidos recursos são uma das possibilidades de ensino, tendo sido alcançados os objetivos propostos inicialmente.
Palavras-Chave: Educação. Recursos Audiovisuais. Tecnologia. Metodologias de Ensino.