AS CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA FACED/UFC: :

  • Antonia Lis De Maria Martins Torres
  • Herminio Borges Neto Universidade Federal do Ceará
  • Silvia Sales De Oliveira
  • Igor Marcio Do Nascimento Azevedo Universidade Federal do Ceará
  • Angela Maria De Sousa Bezerra
  • Lara Meneses Saldanha Nepomuceno

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar as contribuições da Inclusão Digital a partir da vivência dos alunos na disciplina de Educação a Distância (EaD) do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFC). Para tanto, apoiamo-nos em autores como Alves (2009), Costa (2013), Xavier (2017), Nova e Alves (2003), Soares (2014), Souza (2013), Borges Neto e Capelo Borges (2007), Borges Neto et al (2009), Bezerra (2015), entre outros, para fundamentar a pesquisa. Os percursos metodológicos abordados caracterizam-se como qualitativos, observação participante e análise documental. O campo de pesquisa foi representado pela disciplina de EaD/FACED/UFC no semestre 2015.2, que contou com o apoio de 11 formadores e 40 alunos matriculados. A análise dos dados por meio de observação participante e documentos, permitiram visualizar a ID do Laboratório de Pesquisa Multimeios - Faced UFC (MM), dentro da disciplina. O encontro de respostas e categorias evidenciaram profundas reflexões para melhoria da disciplina. Apontamos como benefícios, a utilização de novas ferramentas digitais, como o Whatsapp que nos permitiu a interação imediata e troca de conhecimentos necessários à construção desta pesquisa. Por fim, esta pesquisa permitiu atentarmos para as pequenas e grandes vivências dos alunos da disciplina de EaD, promovendo uma reflexão profunda sobre o que queremos e que faremos em relação a ID do MM e seus princípios norteadores.

Biografia do Autor

Antonia Lis De Maria Martins Torres

Pedagogia (FACED/UFC), Mestre (FACED/UFC) e Doutorado também pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva do ensino superior desde 2004. Atualmente é professora efetiva vinculada ao Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa Multimeios atuando em projetos de ensino, pesquisa e extensão desde 2009. Os projetos estão articulados as seguintes áreas: educação a distância, informática educativa, formação de professores em contexto virtuais, redes sociais e inclusão digital. Colaboradora no quadro de avaliadores das Revistas: Extensão em Acão/UFC, Conexões Ciência Tecnologia (IFCE), Ciência e Sustentabilidade (UFCA) . Atuou como Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia/EAD da UFC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha História da Educação Comparada, Eixo; Novas Tecnologias e EAD. Membro do Conselho O POVO Educação, projeto do Instituto Albanisa Sarasate -IAS.

##submission.authorWithAffiliation##

Hermínio Borges Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Publicou 22 artigos em periódicos especializados e 90 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 capítulos de livros e 4 livro publicados. Possui 3 softwares. Orientou 31 dissertações de mestrado e co-orientou 5, orientou 22 teses de doutorado na área de Educação. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 71 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Postura e Inclusão Digital. 

Silvia Sales De Oliveira

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR - 2002) e possui especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Durante a graduação e pós-graduação teve bolsas de estudos financiadas pela CAPES e CNPQ. Foi professora substituta da Faculdade de Educação (UFC - 2003-2004), na área de Pesquisa Educacional e professora da Faculdade Christus (2003-2004), nas áreas de Metodologia Científica e Tecnologia Educacional. Atualmente trabalha como Professor Hospitalar na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, em equipe interdisciplinar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no desenvolvimento de pessoas com deficiência, Informática Educativa, utilização de tecnologias na educação, Educação Inclusiva, Formação de Professores, Pedagogia Hospitalar e Metodologia Científica.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2011). Graduando em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos e Educação à Distância. Participei da equipe de coordenação do curso de aperfeiçoamento em EJA pelo Instituto Virtual UFC em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, SECADI /UFC/UAB /CAPES/MEC.

Angela Maria De Sousa Bezerra

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2001); Mestre em Educação (2015.2) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Servidora Técnica Administrativa da Universidade Federal do Ceará (desde 1984); Componente do Grupo de Pesquisa ?Inclusão Digital? do Laboratório Multimeios (FACED/UFC); Coordenadora Administrativa do Laboratório de Pesquisas Multimeios da FACED/UFC; Possui experiência em: Projetos de Extensão na área Rural na temática Inclusão Digital em Comunidades Rurais; Atuou como Professora e Coordenadora dos Projetos de Extensão: Biblioteconomia Virtu@l (2005-2012) e Biblioteca Virtual: Inclusão Digital para EJA e 3ª Idade (2010-2012), ambos em convênio com o CCBNB/MM-UFC; Participação como Formadora no Estado do Ceará (15 munícipios) no Proforti II - Programa de Fortalecimento Institucional das Secretarias Municipais de Educação do Semi-Árido (2007) convênio MEC/UFC(Formação de 75 gestores e 150 técnicos); Coordenadora e Professora do Curso Inclusão Digital e EAD do Projeto Recém-Ingresso da PROGRAD-UFC/MM (2008 e 2010). Possui experiência na área: Educação, Monitoria de EAD no curso de Pedagogia da UFC (2005/2006); Professora da disciplina Informática Educativa do Curso Pedagogia da Terra (2007-FACED/UFC); Tutora na Escola de Gestores (UFC Virtual/MEC ? 2008); Professora de TIC na Educação, Psicologia Organizacional, Psicologia da Aprendizagem (UVA-2008, 2009 e 2010). Áreas de interesse e atuação: Educação e Tecnologias Digitais (Inclusão e Cultura Digital, Educação a Distância, Informática Educativa);Políticas Públicas para a Educação, Legislação Educacional.

Lara Meneses Saldanha Nepomuceno

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2010), onde defendeu um TCC na área de Pedagogia Organizacional. Participou do projeto CRID, na sua versão desenvolvida na Prefeitura de Hidrolândia-CE. Tem experiência na área de Educação, em coordenação de projetos, como Coordenadora do Polo Etec de Pacajus-CE, Coordenadora do PAR (Plano de Ações Articuladas) e PSE (Programa Saúde na Escola) da Prefeitura de Pacajus-CE e Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Informatica Educativa" do Projeto de Extensão "CRID - Uma Proposta de Comunidade Digitais Rurais" do Laboratório Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Experiência em Educação a Distância, no qual atuou como tutora a distância e professora formadora dos cursos do Profuncionário e Etec. Atualmente, Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado
2018-05-17
Como Citar
LIS DE MARIA MARTINS TORRES, Antonia et al. AS CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA FACED/UFC. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/624>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento