AS CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA FACED/UFC
Resumo
Esta pesquisa objetivou identificar as contribuições da Inclusão Digital a partir da vivência dos alunos na disciplina de Educação a Distância (EaD) do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFC). Para tanto, apoiamo-nos em autores como Alves (2009), Costa (2013), Xavier (2017), Nova e Alves (2003), Soares (2014), Souza (2013), Borges Neto e Capelo Borges (2007), Borges Neto et al (2009), Bezerra (2015), entre outros, para fundamentar a pesquisa. Os percursos metodológicos abordados caracterizam-se como qualitativos, observação participante e análise documental. O campo de pesquisa foi representado pela disciplina de EaD/FACED/UFC no semestre 2015.2, que contou com o apoio de 11 formadores e 40 alunos matriculados. A análise dos dados por meio de observação participante e documentos, permitiram visualizar a ID do Laboratório de Pesquisa Multimeios - Faced UFC (MM), dentro da disciplina. O encontro de respostas e categorias evidenciaram profundas reflexões para melhoria da disciplina. Apontamos como benefícios, a utilização de novas ferramentas digitais, como o Whatsapp que nos permitiu a interação imediata e troca de conhecimentos necessários à construção desta pesquisa. Por fim, esta pesquisa permitiu atentarmos para as pequenas e grandes vivências dos alunos da disciplina de EaD, promovendo uma reflexão profunda sobre o que queremos e que faremos em relação a ID do MM e seus princípios norteadores.