PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: : CONSTRUÇÕES DE GRÁFICOS DAS FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA

  • Ana Patrícia Lima Sampaio
  • Aline de Lima Guedes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as possíveis expectativas e dificuldades que os professores possuem com relação ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, como estratégia pedagógica nas aulas de Matemática, bem como descrever as potencialidades do software GeoGebra para auxiliar no processo ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática e analisar, através da literatura existente, como os alunos tem se sobressaído nos processos de aprendizagem de Álgebra ao utilizar softwares educacionais como o GeoGebra na prática educacional. Pisando no campo da Educação Matemática e nos apoiando em uma extensa pesquisa bibliográfica, podemos discutir e verificar que o uso de tecnologias, em particular do GeoGebra se mostra uma excelente ferramenta no sentido de auxiliar o ensino e aprendizagem em Matemática. Destacamos a necessidade de mudança e os cuidados que devemos ter quando práticas pedagógicas com essa perspectiva são adotadas.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
PATRÍCIA LIMA SAMPAIO, Ana; DE LIMA GUEDES, Aline. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/63>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento