FETICHE DA TECNOLOGIA: : UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DO PEDAGOGO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FRENTE AO USO DAS REDES SOCIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

  • Lara Meneses Saldanha Nepomuceno
  • Jéssica De Castro Barbosa
  • Antonia Lis De Maria Martins Torres
  • Francisco Weslley Lima
  • Hermínio Borges Neto

Resumo

A sociedade contemporânea vivencia transformações resultantes da evolução das tecnologias de informação, repercutindo em diversos setores da sociedade. Considerando o âmbito educacional como  espaço responsável pelas relações humanas com as redes sociais, o trabalho em questão, derivado de um trabalho de conclusão de curso intitulado: “Desafios da educação e o uso das redes sociais na sociedade contemporânea”, fez uso de procedimentos metodológicos a partir de uma abordagem quali-quantitativa, como também da pesquisa bibliográfica. Desta forma, foi aplicado um questionário, com questões objetivas e subjetivas, com um grupo de 30 sujeitos, em situação de formação em andamento ou concluída no curso (PEDAGOGIA/UFC), a fim de traçar um perfil de uso das redes sociais atuais, pelo pedagogo,objetivando avaliá- las como ferramentas de ensino e aprendizagem. Os dados  apontaram que há uma tensão dos pedagogos em utilizarem essas ferramentas em suas práticas docentes, mesmo utilizando- as em seus cotidianos, devido às fragilidades de suas respectivas formações acadêmicas e a abstenção da escola em se colocar como interlocutora desse debate sobre a cultura digital. Isso torna- se problemático no atual contexto em que vivemos, onde a vida também acontece na esfera sócio- digital, acarretando inúmeros problemas sociais, como a propagação das brincadeiras perigosas e os desafios da internet, dentre outros, que precisam de atenção para serem solucionados.

Biografia do Autor

Jéssica De Castro Barbosa

Graduada em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do projeto Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID), coordenado pelo Laboratório Multimeios da Faculdade de Educação - FACED, e mantido pelo CNPq. Participou também do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) e do Projeto Novo Vestibular - PNV/UFC. Pesquisa sobre Tecnologia, Educação e Rede Sociais.

Antonia Lis De Maria Martins Torres

Pedagogia (FACED/UFC), Mestre (FACED/UFC) e Doutorado também pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva do ensino superior desde 2004. Atualmente é professora efetiva vinculada ao Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa Multimeios atuando em projetos de ensino, pesquisa e extensão desde 2009. Os projetos estão articulados as seguintes áreas: educação a distância, informática educativa, formação de professores em contexto virtuais, redes sociais e inclusão digital. Colaboradora no quadro de avaliadores das Revistas: Extensão em Acão/UFC, Conexões Ciência Tecnologia (IFCE), Ciência e Sustentabilidade (UFCA) . Atuou como Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia/EAD da UFC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha História da Educação Comparada, Eixo; Novas Tecnologias e EAD. Membro do Conselho O POVO Educação, projeto do Instituto Albanisa Sarasate -IAS.

Hermínio Borges Neto

Hermínio Borges Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Publicou 22 artigos em periódicos especializados e 90 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 capítulos de livros e 4 livro publicados. Possui 3 softwares. Orientou 31 dissertações de mestrado e co-orientou 5, orientou 22 teses de doutorado na área de Educação. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 71 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Postura e Inclusão Digital.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
MENESES SALDANHA NEPOMUCENO, Lara et al. FETICHE DA TECNOLOGIA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/630>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento