AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR EM EAD
Resumo
Este trabalho relata o processo de elaboração de uma grade holística para a avaliação de textos do gênero resenha acadêmica produzidos na disciplina Leitura e Produção de Textos EaD de uma universidade. A necessidade da elaboração dessa grade surgiu da problematização de aspectos da grade usada anteriormente, que era analítica, composta apenas por uma breve descrição dos critérios de avaliação. A nova grade é holística (WEIGLE 2002), composta por uma série de descritores para o desempenho do estudante em cada critério, o que permite que as habilidades mobilizadas para o cumprimento da tarefa sejam avaliadas simultaneamente, o que se aproxima do uso autêntico da linguagem (DILLI; SCHOFFEN; SCHLATTER, 2012), tornando a avaliação dos textos produzidos mais coerente com a concepção de linguagem adotada na proposta da tarefa (BAKHTIN, 2011). Outro aspecto problematizado na grade anterior é que ela precisava ser inserida manualmente no documento do texto enviado pelo estudante. A nova grade foi configurada na ferramenta Tarefa da plataforma Moodle no método de avaliação avançada Rubrica, permitindo que a avaliação seja feita diretamente na ferramenta, o que confere praticidade tanto em seu manuseio pelo professor quanto em sua visualização por parte do estudante. Acredita-se, portanto, que a nova grade seja mais adequada que a anterior tanto em relação aos propósitos da tarefa de produção textual quanto em relação ao processo de aprendizagem em EaD.