USO ASSÍNCRONO DO APLICATIVO QUIZLET COMO APOIO PARA A APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

  • Juliana Giseli da Silva Zancanaro
  • Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld UNESP, FCLAr

Resumo

Profundas mudanças ocorreram em decorrência do surgimento da internet e de novas tecnologias. Emerge, nesse contexto, uma sociedade marcada pelo maior acesso à informação, pela atualização, transformação e pela possibilidade de construção de novos conhecimentos, principalmente em decorrência do avanço tecnológico e a facilidade de obtenção e compartilhamento de conteúdo. A educação deixa de ter limitações espaciais e temporais, a relação entre professor e aluno é redefinida e para que o ensino possa ocorrer de forma significativa para o aprendiz da era digital e resulte em aprendizagem de novos conhecimentos, se torna cada vez mais necessário que o professor considere o uso das novas tecnologias como aliadas no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho apresenta as possibilidades de uso do recurso Quizlet e que constitui ferramenta digital destinada ao apoio para o processo de ensino-aprendizagem, neste trabalho, especificamente, de língua inglesa, para alunos do Ensino Médio. Após a realização de uma pesquisa exploratória, foi possível comprovar o potencial que o recurso digital estudado tem para fomentar a interação, fator imprescindível para a aquisição de uma língua estrangeira.  Assim, será apresentado o potencial pedagógico da ferramenta para a realização de atividades individuais e fora do ambiente escolar. O trabalho pretende contribuir para um maior conhecimento do recurso e para as pesquisas do campo do ensino-aprendizagem de língua inglesa mediado por tecnologias.

Publicado
2018-06-04
Como Citar
GISELI DA SILVA ZANCANARO, Juliana; CECÍLIO DE FARIA ROZENFELD, Cibele. USO ASSÍNCRONO DO APLICATIVO QUIZLET COMO APOIO PARA A APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. CIET:EnPED, São Carlos, jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/634>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento