WEBQUEST NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

  • Alcyr Alves Viana Neto Instituto Federal de Goiás
  • Januario Neto Pereira Sarmento

Resumo

A construção do presente trabalho faz parte de uma pesquisa realizada em função do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis. O objetivo deste trabalho de revisão de literatura foi conhecer a produção acadêmica que versava sobre o uso da WebQuest na formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica. Foi um estudo de natureza qualitativa e quntitativa, tendo incorporado a produção acadêmica publicada entre 2013 e 2017, sendo a busca feita, exclusivamente, em portais eletrônicos e foram analisados apenas trabalhos produzidos em Língua Portuguesa. As páginas eletrônicas utilizadas para pesquisas foram as seguintes: SCIELO; Portal de Periódicos da CAPES; Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações. A pesquisa demonstrou a efetividade do uso da WebQuest na formação de professores, mas apontou para a necessidade de outros conhecimentos docentes para que a TIC seja de fato eficiente. Além disso a pesquisa apontou que a WebQuest é eficiente, também, no processo de reflexão do professor sobre sua própria prática pedagógica.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
ALVES VIANA NETO, Alcyr; NETO PEREIRA SARMENTO, Januario. WEBQUEST NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/636>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica