A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS NA APLICABILIDADE DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: : UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Beatriz De Castro Magalhaes
  • Maiara Bezerra Dantas
  • Bruna Erilania Vieira De Sousa
  • Marta Valéria Rodrigues De Souza
  • Everton Silva Marques
  • Rosely Leyliane Dos Santos

Resumo

As metodologias ativas tornaram-se fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, observando-se sua importância também, nas instituições de ensino superior na área da saúde, visto a necessidade de profissionais críticos, resolutivos e conhecedores das realidades sociais. Diante disso objetiva-se descrever a importância da utilização dessas metodologias para o ensino superior em saúde, assim como delinear os desafios encontrados para sua implantação e efetivação nessas instituições. Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura, onde fez-se uso das bases dados virtuais: Biblioteca Virtual de Saúde(BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), buscando artigos dos últimos dez anos, em português, que abrangessem os objetivos da pesquisa. Apresentou-se uma gama de benefícios na utilização dessas metodologias para a construção profissional e social do aluno, contudo há ainda desafios em âmbito institucional e acadêmico, a serem enfrentados para a sua utilização potencializada e mais eficaz. Destarte, o emprego das metodologias ativas torna-se intrínseco ao ensino superior em saúde, buscando ainda aprimorar o seu uso a fim de proporcionar maior qualidade a formação acadêmica em saúde.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
DE CASTRO MAGALHAES, Beatriz et al. A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS NA APLICABILIDADE DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/637>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica