A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR A PENSAR NA ESCOLA

  • Luciana Lima de Albuquerque da Veiga
  • Pedro Henrique Maraglia NUTES - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Márcia Regina de Assis Docente do IFRJ campus Realengo
  • Maurício Abreu Pinto Peixoto NUTES-UFRJ

Resumo

O ensino de ciências tem sido amplamente discutido e acredita-se que a forma de promover temáticas científicas precisam ser refletidas e reformuladas. Por sua vez, muitas propostas de ensino têm se pautado apenas na mudança de atitude do professor frente aos problemas relacionados ao aprendizado do aluno. Este artigo procura salientar a importância de promover o ensino de ciências por meio da estimulação do aluno a pensar sobre o seu próprio processo de aprendizagem, e dessa forma tornando-o sujeito ativo do aprendizado, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Para que ocorra a aprendizagem significativa é necessário que o aluno esteja predisposto a aprender, sendo esta figura junto com mais quatro variáveis (professor, contexto, conhecimento e avaliação), fundamentais para a promoção dessa aprendizagem. Nesse sentido, acreditamos que o uso da metacognição enquanto tecnologia educacional simbólica pode vir a ser uma estratégia eficiente de desenvolvimento dos alunos para o ensino de ciências. Neste trabalho, fazemos uma breve revisão das principais teorias de aprendizagem. Em seguida, apresentamos o que é metacognição e porque considera-la como uma tecnologia. Finalmente, examinamos as implicações desta no ensino e de sua importância para o aluno pensar as disciplinas de ciências da natureza.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Licenciado em Química (UFES) Mestrando em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ)
##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda do NUTES - Universidade Federal do Rio de Janeiro

##submission.authorWithAffiliation##
Professor Associado - NUTES-UFRJ  Laboratório de Currículo e Ensino Lider do GEAC-Grupo de Estudos em Aprendizagem e Cognição
Publicado
2018-05-16
Como Citar
LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA, Luciana et al. A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR A PENSAR NA ESCOLA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/64>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento