A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR A PENSAR NA ESCOLA
Resumo
O ensino de ciências tem sido amplamente discutido e acredita-se que a forma de promover temáticas científicas precisam ser refletidas e reformuladas. Por sua vez, muitas propostas de ensino têm se pautado apenas na mudança de atitude do professor frente aos problemas relacionados ao aprendizado do aluno. Este artigo procura salientar a importância de promover o ensino de ciências por meio da estimulação do aluno a pensar sobre o seu próprio processo de aprendizagem, e dessa forma tornando-o sujeito ativo do aprendizado, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Para que ocorra a aprendizagem significativa é necessário que o aluno esteja predisposto a aprender, sendo esta figura junto com mais quatro variáveis (professor, contexto, conhecimento e avaliação), fundamentais para a promoção dessa aprendizagem. Nesse sentido, acreditamos que o uso da metacognição enquanto tecnologia educacional simbólica pode vir a ser uma estratégia eficiente de desenvolvimento dos alunos para o ensino de ciências. Neste trabalho, fazemos uma breve revisão das principais teorias de aprendizagem. Em seguida, apresentamos o que é metacognição e porque considera-la como uma tecnologia. Finalmente, examinamos as implicações desta no ensino e de sua importância para o aluno pensar as disciplinas de ciências da natureza.