HQS DIGITAIS: : UMA FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA

  • Marli Ferraz Dos Santos
  • Luciane Magalhães Corte Real

Resumo

 O presente artigo é um relato de uma investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, de uma turma de 9º ano, de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental na região sul do Brasil. A questão principal dessa pesquisa foi como as HQs digitais podem contribuir na aprendizagem da leitura e da escrita. Os procedimentos para a análise foram as entrevistas realizadas pelo serviço de orientação escolar com os estudantes e com seus responsáveis, as dinâmicas de relacionamento e as construção das HQs (Histórias em Quadrinhos) realizadas pelos estudantes. A fundamentação teórica tem como base estudiosos na área da psicopedagogia e da tecnologia. Observou-se que os estudantes reagiram com motivação, autonomia e interação frente a leitura e a escrita, quando se propõe uma metodologia diferenciada associada ao uso das tecnologias com as HQs. Eles mostram na produção das HQs interesse e conhecimento da realidade social, assim como estabeleceram uma comunicação eficiente entre eles.


 

Publicado
2018-05-18
Como Citar
FERRAZ DOS SANTOS, Marli; MAGALHÃES CORTE REAL, Luciane. HQS DIGITAIS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/643>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento