AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO HÍBRIDO

  • Ricardo Slavov
  • Maria Alzira A. Pimenta UNISO

Resumo

O tema dessa pesquisa é Avaliação da Aprendizagem no Ambiente Virtual (AVA) do Moodle, tendo como objeto de pesquisa a Avaliação Formativa (AF), no curso de Tecnologia de TI.  Na atuação de professor, falar sobre avaliação é uma tarefa difícil. Difícil por ser um assunto que gera controversas entre estudantes, professores e especialistas ligados no assunto. Alguns defendem a avaliação como um processo de aprendizagem e outros especialistas criticam a avaliação, desconsiderando que a avaliação é um importante recurso de informação para o papel de estudante, do professor e principalmente para a melhoria do curso. Usando o conceito do Ensino Híbrido, onde após as aulas teóricas e expositivas, trabalhou com atividades práticas em laboratório e com o uso do AVA rico de Objetos Virtuais de Aprendizagens (OVA), como tarefa, atividade, vídeos, avaliação e outros recursos que estavam online para o estudante acessar antes, durante e após as aulas. No final da aula, o estudante realizou a avaliação online no AVA do tipo Questionário, que foi configurado com o recurso de Feedback, que exibe imediatamente se o estudante errou a questão, o conteúdo técnico explorado e a página ou site onde ele poderá obter mais informações referente a resposta certa para aquela questão, tornando o processo investigativo e desenvolvendo a AF. Após a tentativa, o estudante centralizou os estudos nos erros e foi avaliado novamente, obtendo um rendimento superior de aproximadamente 15%.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
SLAVOV, Ricardo; ALZIRA A. PIMENTA, Maria. AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO HÍBRIDO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/644>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica