AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO HÍBRIDO
Resumo
O tema dessa pesquisa é Avaliação da Aprendizagem no Ambiente Virtual (AVA) do Moodle, tendo como objeto de pesquisa a Avaliação Formativa (AF), no curso de Tecnologia de TI. Na atuação de professor, falar sobre avaliação é uma tarefa difícil. Difícil por ser um assunto que gera controversas entre estudantes, professores e especialistas ligados no assunto. Alguns defendem a avaliação como um processo de aprendizagem e outros especialistas criticam a avaliação, desconsiderando que a avaliação é um importante recurso de informação para o papel de estudante, do professor e principalmente para a melhoria do curso. Usando o conceito do Ensino Híbrido, onde após as aulas teóricas e expositivas, trabalhou com atividades práticas em laboratório e com o uso do AVA rico de Objetos Virtuais de Aprendizagens (OVA), como tarefa, atividade, vídeos, avaliação e outros recursos que estavam online para o estudante acessar antes, durante e após as aulas. No final da aula, o estudante realizou a avaliação online no AVA do tipo Questionário, que foi configurado com o recurso de Feedback, que exibe imediatamente se o estudante errou a questão, o conteúdo técnico explorado e a página ou site onde ele poderá obter mais informações referente a resposta certa para aquela questão, tornando o processo investigativo e desenvolvendo a AF. Após a tentativa, o estudante centralizou os estudos nos erros e foi avaliado novamente, obtendo um rendimento superior de aproximadamente 15%.