FORMAÇÃO DO PROFESSOR

  • Julia Graziela Bernardino de Araujo Queiroz

Resumo

A presente pesquisa faz parte de um recorte da dissertação de mestrado sobre  formação dos professores que atuam no atendimento educacional especializado (AEE), desta forma, elencamos como objetivos analisar os aspectos legais da formação do professor que atua no AEE, bem como descrever sua formação no que se refere as tecnologias e como o mesmo utiliza os recursos de tecnológicos no planejamento de suas aulas visando a inclusão de alunos público alvo da educação especial (sendo estes alunos os com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e os com altas habilidades/superdotação). A metodologia utilizada pautou-se na abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados foi questionário semiestruturado direcionado a 11 professores de escolas da rede pública de Manaus, que atuam no AEE em salas de recursos multifuncionais (SRM), esta sala contém materiais pedagógicos, mobiliário e equipamentos eletrônicos. A análise dos dados foi realizada por meio do software sphinx. Neste sentido, os resultados da pesquisa sinalizaram que os 72,7% dos professores tem formação em pedagogia, 27% tem pós-graduação latu sensu na área do AEE, quanto a experiência para atuar no AEE 45,5% apresentaram experiência, no que se refere a formação para utilização dos recursos tecnológicos 35% sinalizaram que possuíam e 30% utilizavam os recursos tecnológicos no planejamento das aulas

Publicado
2018-05-18
Como Citar
GRAZIELA BERNARDINO DE ARAUJO QUEIROZ, Julia. FORMAÇÃO DO PROFESSOR. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/652>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica