FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO À DISTANCIA NO BRASIL: : REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O TEMA

  • Vanessa Teixeira Da Silva Rodrigues

Resumo

A presente pesquisa buscou realizar algumas reflexões iniciais acerca dos fundamentos epistemológicos norteadores da Educação à Distância no contexto das novas mídias digitais. Os resultados da Educação à Distância no Brasil se evidenciam promissores e revelam que a EAD tem sido uma importante ferramenta de inclusão social, que nos convida, a refleti-la como um campo próprio dentro da Educação, bem como, investigar de que modo ela se apresenta, em termos práticos, teóricos e epistemológicos dentro do ambiente educacional. O processo de formação histórico e ideológico que culminou nos resultados positivos da Educação à Distância nos dias atuais, também é um dos alvos desta abordagem.  Nesta primeira fase da pesquisa, portanto, serão investigadas as contribuições teóricas que permitiram a expansão deste campo de Ensino no Brasil, e dentro dos limites cabíveis desta abordagem, discutiremos, ainda, em um segundo momento, as práticas e os contextos que envolvem a Educação à Distância no Brasil, considerando que estamos vivenciando a era do meio técnico-científico-informacional, tal como definiu Milton Santos, um importante pesquisador do campo geográfico brasileiro, mas cujas contribuições, se expandem para além dos limites de sua linha de pesquisa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, uma vez que, a teoria é a base para o desenvolvimento de uma prática autônoma e consciente.


Palavras-chave: Mídias Digitais; Meio técnico-científico-informacional; Epistemologia.

Publicado
2018-05-24
Como Citar
TEIXEIRA DA SILVA RODRIGUES, Vanessa. FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO À DISTANCIA NO BRASIL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/654>. Acesso em: 30 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento