AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SUA EFETIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: : A REALIDADE DE DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE VIÇOSA-MG

  • Vanda do Carmo Lucas dos Santos

Resumo

Observamos que os recursos tecnológicos não modificaram o processo de ensino-aprendizagem na mesma proporção de que avançaram em outras áreas. Dessa forma o presente trabalho investigou a causa desse distanciamento, se era proposital ou provocado.  Voltamos nosso foco para Escola Pública, onde esse fenômeno analógico aparece de forma ainda mais potencializada. Nosso estudo foi balizado em pesquisa de 2007, contextualizada com 2017 e que analisou, o ambiente escolar de duas instituições educacionais de ensino médio, da rede estadual de educação da cidade de Viçosa-MG. Nosso diagnóstico revela uma tímida oferta de formação continuada aos docentes na área de tecnologia, detecta algumas poucas resistências pelo estranhamento à essa nova forma de ensinar e denuncia como principal entrave para essa inserção tecnológica, a falta de apoio; físico, pedagógico e principalmente financeiro na implementação dessas tecnologias na escola. Por outro lado, a pesquisa revela que a utilização dessa tecnologia como recurso pedagógico transforma o processo de ensinar-aprender e é muito bem assimilado pelos educandos.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
DO CARMO LUCAS DOS SANTOS, Vanda. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SUA EFETIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/656>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica