OS MAPAS CONCEITUAIS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
Mapas conceituais criam oportunidades para os alunos mostrarem relações significativas entre os conceitos estudados na Geografia. Trata-se de uma estratégia adequada a mudança do paradigma da avaliação tradicional para os processos de aprendizagem qualitativa e formativa. Sua lógica baseia-se na teoria da aprendizagem cognitiva de David Ausubel. É uma técnica desenvolvida em meados dos anos setenta por Joseph Novak e seus colegas na Universidade de Cornell. Neste artigo, foi apresentado os resultados de pesquisas realizadas sobre o ensino e aprendizagem de conceitos geográficos com 38 alunos do Ensino Médio. Inicialmente, os alunos criaram os mapas conceituais no papel, posteriormente, eles foram subdivididos em pares e com o uso do CmapTools, de forma colaborativa, criou-se a oportunidade de gerar um novo mapa conceitual, analisado mediante o uso do peer review. Os resultados mostraram mapas de qualidade conceitual significativamente melhores do que quando construídos individualmente, indicando uma compreensão conceitual mais significativa e profunda.