TECNOLOGIA EDUCACIONAL, PRODUÇÃO SONORA E RECURSOS DIDÁTICOS INTERATIVOS
Resumo
No contexto sociedade atual, onde os processos de produção, integração e uso de tecnologia se reconfiguram aceleradamente nos diferentes ambientes de formação, a necessidade de construir e desenvolver estratégias e recursos didáticos que promovam um melhor aproveitamento dessas tecnologias, visando potencializar processos de ensino e de aprendizagem é de extrema importancia. Aguadero (1997) e Colares (2011) ressaltam que comumente o ser humano se relaciona com o seu contexto usando os sentidos de uma forma hierárquica na qual prevalece a visão, seguida pela audição e por ultimo o tato, no entanto quando se trata da interação homem e computador prevalece o sentido da visão e do tato. Nosso objetivo com esse trabalho é apontar a importância da produção de objetos sonoros e sua integração aos Recursos Didáticos Interativos - RDI, com vista na melhoria e maximização da interatividade entre homem e máquina, isto é, os objetos sonoros passam a ser excelentes elementos de motivação da aprendizagem, potencializado a percepção de conteúdos visuais. Vale ressaltar, que nesse contexto, já não se admitem recursos didáticos que não disponibilizem juntamente com a sua interface gráfica uma elaborada interface sonora, considerando que, frente aos antigos sistemas de som surgem equipamentos mais sofisticados de mesa, portáteis e moveis, softwares de edição, finalização, compressores e de reprodução que dinamizam a produção sonora e que possibilitam a integração nos RDI. Portanto a produção de objetos sonoros adquire uma importância incontestável, como estratégia de potencializar a interatividade e os processos de ensino e aprendizagem.